domingo, 15 de fevereiro de 2009

Operação Valquíria - (Valkyrie, 2008)

Filme dirigido por Bryan Singer não tem como não ser bom, X-Men 1, X-Men 2 são dois exemplos, mas alguma coisa não engrenou no filme Operação Valquíria, em minha opinião, foi o roteiro. Ter Tom Cruise como protagonista também não ficou legal.

O longa conta o episódio chamado Operação Valquíria, onde, militares descontentes com os rumos que a Segunda Grande Guerra tomou, decidiram acabar com Hitler e tomar o controle da Alemanha, tentando acabar com a guerra fazendo um acordo com os Aliados. Plano este que nem preciso dizer que falhou.

O filme, em sua primeira metada é cansativo, eu nunca fiquei com sono no cinema e essa foi a primeira vez que aconteceu, mas da metade para o final, Operação Valquíria fica bom, não excelente, mas um bom filme.

Além de Tom Cruise, no papel do Coronel Claus Schenk Graf von Stauffenberg não me convencer, a semi-trama que envolve a família de Stauffenberg ficou meio deslocada no filme, mesmo nas cenas em que o Claus pede a secretária para entrar em contato com a família parecem forçadas e deslocadas.

O Hitler interpretado pelo ator David Bamber ficou bom, mas depois do Hitler interpretado por Bruno Ganz, eu duvido que haja um ditador tão bem representado. O ator Tom Wilkinson também não me agrada, ainda mais ao fazer o papel do General Friedrich Fromm.

Pontos positivos tem o ator Terence Stamp, aqui interpretando o Coronel-General Ludwig Beck e o ator Christian Berkel, que havia trabalhado em A Queda - As Últimas Horas de Hitler, no papel do Coronel Mertz von Quirnheim. O fato histórico é bastante interessante, para quem gosta de filmes sobre a Segunda Guerra Mundial é um prato cheio. Pena a idéia não ter sido tão bem aproveitada.

Trailer

Nenhum comentário:

Postar um comentário