sexta-feira, 12 de junho de 2009

Exterminador do Futuro: A Salvação (Terminator Salvation, 2009)

Estamos em 2018, o Julgamento Final já aconteceu e estamos em uma guerra envolvendo a raça humana e as máquinas. John Connor (Christian Bale) é o líder da Resistência que luta contra as máquinas da Skynet, um computador militar que resolveu tomar conta de sua própria vida e sabe se lá por que carga d’água achou melhor eliminar todos os seres humanos.

Logo no início somos apresentado a um enigmático personagem, Marcus Wright (Sam Worthington), condenado a morte, doou seu corpo à ciência e de repente aparece como veio ao mundo coberto de lama em 2018. Marcus, totalmente perdido, por uma casualidade conhece Kyle Reese (Anton Yelchin), sim, o pai de John Connor. Marcus, Kyle e Star (Jadagrace) resolvem ir atrás de John Connor.

Nesse meio tempo a Resistência faz uma importante descoberta que pode ajudá-los a combater as máquinas da Skynet, uma certa frequência que danifica as máquinas e que dá tempo aos humanos atacarem. Então, o alto escalão da Resistência - General Ashdown (Michael Ironside, o cara andava sumido!) - decide utilizar a nova descoberta para atacar com força total uma das fábricas da Skynet.

Porém, Marcus, Kyle e Star são atacados por exterminadores e Kyle e Star são feitos prisioneiros e enviados à fábrica de exterminadores, justamente aquela em que a Resistência decidiu atacar. Marcus acaba caindo nas mãos da Resistência, razão a qual não vou contar, vá ao cinema, e narra tudo o que sabe, inclusive que Kyle Reese está preso na fábrica da Skynet.

John sabe que se Kyle morrer, John jamais terá existido e esse seria o fim da Resistência. Para invadir a missão de resgate, John contará com a ajuda de Marcus.

Diversas cenas remetem aos longas anteriores, desde a perseguição na estrada como no segundo filme até a luta na fábrica que lembra a parte final do primeiro filme. Até a grudenta música dos Guns ‘n Roses está lá! Soma-se ao filme as clássicas “I Will be Back” e “Come with me if you want to live”.

O filme só tem um problema e é justamente nas cenas em que não há ação, é tudo tão rápido que não dá tempo ao telespectador digerir as idéias. E faltou também explicar alguns problemas cronológicos, por exemplo, não sabemos o porquê das pessoas acreditarem que John Connor é o salvador, não acredito que seja apenas por ter um punhado de informações privilegiadas sobre o futuro conforme mostrado no filme. Alguns detalhes mostrados no terceiro filme da franquia, por exemplo, o assassinato de alguns tenentes da Resistência em 2004 não traria problemas para que a mesma fosse criada no futuro?

Exterminador do Futuro: A Salvação se fecha nele próprio, ou seja, não compromete a cronologia da série, é um longa que consegue cumprir a que promete e não vai mais além que isso, ou seja, é um filme de ação com a cara do McG.

Seção gatas I'm burning! Smack, smack!

Blair Williams(Moon Bloodgood): a mocinha do filme.


Dr. Serena Kogan (Helena Bonham Carter): a vilã do filme?!


Kate Connor (Bryce Dallas Howard): a mulher do salvador.

Trailer:


Sites interessantes:
Pulse - Artigo sobre o paradoxo em o Exterminador do Futuro.
Omelete - Diversos artigos sobre o Exterminador do Futuro: A Salvação.

2 comentários:

  1. Minha irmã fala muito sobre coisas esticadas, que já deveriam ter terminado, mas os estúdios continuam enquanto der para ordenhar lucro.

    Ela também me mostrou o que o Photoshop pode fazer com os objetos de fotografia, especialmente mulheres. E eu comparei uma capa da Aline Weber com uma foto dela sem retoques ou maquiagens. Desde então, fotos profissionais de modelos me deixam triste. Acho que só fico feliz agora com a coisa ao vivo. Minha fé no mundo tá indo embora.

    Agora comenta lá na porra do meu blog e espalhe a palavra. Eu poderia colocar fotos de bebês esmagados que ninguém ligaria. Ninguém passa lá!

    ResponderExcluir
  2. Filme decente, que só sofre um pouco pela antipatia do Christian Bale. Nick Stahl poderia ter ficado no papel sem problemas. E tb é uma pena que Bryce Dallas Howard seja subutilizada em cena....

    ResponderExcluir