terça-feira, 8 de setembro de 2009

Hotel Ruanda (Hotel Rwanda, 2004)

Durante o cursinho eu tive um professor de Geografia que vivia falando sobre o conflito entre hutus e tutsis, conflito ocorrido em 1994, onde se estima que 1.000.000 de pessoas tenham morrido. Eu não imaginava a dimensão da tragédia até assistir a Hotel Ruanda, filme dirigido e co-escrito por Terry George.
O filme conta a história de Paul Rusesabagina (Don Cheadle), um hutu que conseguiu salvar 1268 pessoas durante o conflito, abrigando-as no hotel em que trabalhava.

Os dias em Ruanda são tranquilos até surgirem boatos sobre possíveis atentados que iriam acontecer no país. Os boatos se tornam realidade com a morte do presidente de Ruanda, Juvenal Habyarimana, em abril de 1994, após este assinar um acordo de paz com a FPR (Frente Patriótica Ruandesa) composta por tutsis em 1993. Os hutus que são a maioria no país creditam a morte do presidente aos tutsis, logo, começa o genocídio contra tutsis e hutus moderados.

No Hotel des Milles Collines, onde Paul é o gerente, a vida segue normalmente até que vizinhos tutsis da residência de Paul são mortos, Paul é um hutu casado com a tutsi Tatiana (Sophie Okonedo) e possui filhos. Para tentar proteger sua família e seus vizinhos que haviam se refugiado em sua casa, Paul compra favores do General Bizimungu (Fana Mokoena), integrante da Interahamwe, e decide abrigar a todos no Hotel des Mille Colline.

O hotel é protegido temporariamente pela tropa canadense da UNAMIR (Missão de Assistência das Nações Unidas para Ruanda) liderada pelo Coronel Oliver (Nick Nolte). Com a chegada das tropas belgas, apenas os estrangeiros que estavam hospedados no Hotel des Mille Colline são retirados de Ruanda.

Mesmo sem o auxílio da tropa militar belga e tendo uns poucos soldados da UNAMIR para proteger o hotel, Paul tentava manter as aparências tratando os refugiados, entre eles empresários e políticos tutsis, como se fossem hóspedes do hotel, mesmo faltando alimentos e sob ataques dos hutus.

Há uma frase proferida pelo jornalista Jack Daglish (Joaquin Phoenix) que diz: “I think if people see this footage, they'll say Oh my God, that's horrible. And then they'll go on eating their dinners.” e representa muito bem o que os problemas do mundo representam para muitos de nós. Como disse Mario Quintana: “O pior dos problemas da gente é que ninguém tem nada com isso.”

Trailer

Nenhum comentário:

Postar um comentário