sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Task Force Harrier EX

Task Force Harrier EX, 1991
Gênero: Shoot’em up vertical
Plataforma degustada: Mega Drive
Desenvolvimento: Treco
Distribuição: Treco

"Task Force Harrier EX" é um jogo de nave para Mega Drive. No game você controla a nave Harrier V e sua missão é invadir as linhas inimigas, mais precisamente na Rússia, e acabar com a festa dos terroristas ao longo de 13 fases.

O jogo possui um sistema de pontuação simples - atirar em tudo o que tiver na tela, de preferência os inimigos (não diga) - e o controle é basicamente um botão para a bomba forte (não tão forte assim), outro para tiro e outro para a formação dos seus “options”, que no jogo são chamado de “escorts”.


Configuração que eu joguei.

Dependendo da posição dos “escorts” a sua velocidade de sua nave muda.

Os "escorts" funcionam como escudo nesta formação, em compensação a velocidade cai.

Velocidade normal.

Velocidade normal mas com "escorts" afastados.

Nesta posição a velocidade é alta.

Em relação aos itens que aparecem na tela, eu particularmente joguei com a seguinte configuração para a nave, peguei o item amarelo (Fighter Escort) que são os tiros teleguiados dos "escorts" e o item 2 (Dispenser), que á uma bomba rasteira que destrói tudo que tiver pela frente. Quanto mais forte sua nave fica, mais o jogo fica difícil.

Aumenta seu poder de fogo.

Super bomba (não tão super assim), o número de bombas que você pode carregar são no máximo 5.

Cluster - são duas bombas de curto alcance.

Dispenser - minha bomba preferida, ela é lançada na vertical a frente e tem um bom alcance, quando está no nível máximo, o raio dela é igual ao da “impact”.

Impact – uma bomba de raio grande e curto alcance.

Vulcan Escort - os "escorts" atiram na direção que você segurar.

Fighter Escort - os "escorts" lançam mísseis teleguiados, o melhor.

Missile Escort - os "escorts" lançam uma rajada para frente.

Em relação as fases, o jogo intercala uma fase vista mais de longe e outra com um close maior na tela. O jogo é meio maçante até a quinta fase e começa a ficar mais interessante lá pela nona fase.

Graficamente o jogo é simples e agradável, as vozes digitalizadas são dispensáveis, pois todos sabem que o som do Mega Drive é uma porcaria, as músicas são razoáveis e a jogabilidade é muito boa.

Uma dica, na 12ª fase, procure destruir todas as naves gigantes, pois se alguma delas escapar você vai enfrentar mais de uma na fase seguinte.

O final do jogo é um dos mais bonitos que eu vi no Mega Drive.


Item de coleção.


2.382.500 pontos, realizado em 30/08/09.


Nota: 75%

Link interessante
• Edward's 1CC Log for Shmups

7 comentários:

  1. não conhecia esse jogo , e achava que tinha jogado todos os shooters do mega, vou baixar a rom para dar uma conferida...

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Parece interessante.

    Jorge, eu fiz modificações significativas na 4a fase do meu jogo. Assim que eu te passar a próxima versão, você aceitaria fazer um preview dele?

    ResponderExcluir
  4. Bonitas as fotos que vc faz dos jogos da tua coleção, Jorge. Dá vontade de fazer com a minha tb, mas tenho preguiça.

    Vou ter que discordar de ti na afirmação de que "o som do Mega Drive é uma porcaria". Vozes realmente sempre são um problema no MD, mas o mesmo não se estende às músicas, ainda bem.

    E obrigado pelo link! ;)

    ResponderExcluir
  5. Som do Mega Drive é FM, comparável à linha de sintetizadores DX da Yamaha. Programando bem, dá pra fazer timbres bons, vide Sonic. Eu tenho o módulo TX81Z, que tem especificações parecidas com as do chip do Mega, com umas coisinhas a mais.

    ResponderExcluir
  6. Edward, expressei-me mal em relação ao som do Mega Drive, era apenas em relação a voz digitalizada.

    Aliás, o único jogo que eu lembro que as vozes ficaram boas, ou nem tanto, mas deram um toque especial ao jogo foi em "Splatterhouse 3".

    ResponderExcluir