terça-feira, 17 de novembro de 2009

Y: O Último Homem # 1

Editora: Panini Comics
Roteiro: Brian K. Vaughan
Arte: Pia Guerra
Arte Final: José Marzán Jr.
Cores: Pamela Rambo
Letras originais: Clem Robins
Capas: J.G. Jones
Tradução: Fábio Fernandes/FD
Letras: Daniel de Rosa
Edição: Fabiano Denardin e Bernardo Santana
Preço: R$ 16,90
Lançamento: Outubro/2009

Estou cansado de hqs de super-heróis, na verdade fiquei de saco cheio de "X-Men", "52 Semanas" etc, a maioria das comics estão um porre de se ler. Fora mangás que eu leio há um bom tempo, voltei a ler livros para aprender a escrever melhor, fazer melhores redações, essas coisas que eu já deveria ter aprendido quando saí da faculdade.

Pois bem, passando pela banca de jornal deparei-me com "Y: O Último Homem", Vertigo é legal pra baralho, sempre gostei das hqs da linha Vertigo, então comprei a hq e posso dizer que a história é muito interessante.

Imagine você, um dia do nada quase todos os seres do sexo masculino do mundo, eu disse do mundo, morrem repentinamente e só sobram fêmeas. Depois do pânico de alguns dias ou meses, pensar-se-ia que finalmente as mulheres do mundo iriam se unir para construir um mundo melhor e mais justo.

Ledo engano, as mulheres nesta realidade estão completamente perdidas, ou quase, viúvas querendo assumir os postos de seus falecidos maridos na política, fanáticas querendo tomar o controle da sociedade por meio da violência, guerrilheiras da Cisjordânia feministas etc, um verdadeiro pandemônio.

Neste mundo sem machos, bom, quase sem machos, porque na verdade restou o jovem Yorick e o seu macaco Ampersand. Nesta primeira edição que engloba as cinco primeiras edições de "Y", a história é basicamente Yorick querendo se encontrar com sua namoradinha que está na Austrália. Resumir a história somente a isto é um erro, contar mais é estragá-la.

A arte de "Y: O Último Homem" é de extremo bom gosto e em algumas partes simplesmente genial, como a última página dessa edição. Os desenhos de Pia Guerra me lembram muito a arte de Chris Bachalo em "Morte: O Preço da Vida".

O preço apesar de salgado é uma excelente pedida para quem gosta de uma ótima história aliada a uma ótima arte.

Nota: 93,42

2 comentários:

  1. Gostei da dica, Jorge.
    E tô mais ou menos no mesmo barco que vc quanto a X-Men. Tá cada vez mais difícil aguentar certas coisas, como aqueles insuportáveis Exilados (que eu nem me dou ao trabalho de ler mais).
    Pouca coisa ainda é legal mesmo, tipo X-Factor e a nova namorada de cabelos verdes do Fera, pena que ela aparece pouco. Hehehe

    ResponderExcluir
  2. Eu nem estava sabendo que o Fera tava namorando. A última coisa de X-Men que eu li foi Complexo de Messias, mas aí vi que um monte de gente que havia morrido havia retornado, caso de Guido do X Factor, aí desanimei.

    Esse lance de morrer e ressuscitar já cansou, prefiro que morram e continuem mortinhos.

    ResponderExcluir