terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Cartas de Iwo Jima

Cartas de Iwo Jima (Letters from Iwo Jima, EUA, 2006)
Duração: Aproximadamente 140 minutos
Gênero: Drama
Diretor: Clint Eastwood
Roteirista: Iris Yamashita
Elenco: Ken Watanabe, Kazunari Ninomiya, Tsuyoshi ihara, Ryo Kase, Shido Nakamura

Baseado no livro "Picture Letters From the Commander in Chief" de Tadamichi Kuribayashi, temos um filme com a visão japonesa dos acontecimentos da Batalha de Iwo Jima. O General Tadamichi Kuribayashi (Ken Watanabe) é enviado à ilha de Iwo Jima com o dever de protegê-la até a morte. Para isso monta um plano de defesa que consiste em colocar os seus comandados em bunkers ao longo do Monte Suribachi.

O filme concentra parte da narrativa, não apenas na sangrenta batalha, mas também em diversos personagens como o jovem Saigo (Kazunari Ninomiya), por causa da guerra, ele teve que deixar a esposa grávida. Gostaria muito de saber se este personagem é fictício.

Tenente-Coronel Barão Takeichi Nishi (Tsuyoshi Ihara), que competiu nas Olimpíadas de 1932, em Los Angeles, medalhista de ouro na prova hípica de saltos. Shimizu (Ryo Kase), um ex-kempeitai que não concordava com as obrigações que lhe eram dadas. Kempeitai era o braço policial militar do Império Japonês. Nota-se que a maldita guerra envolveu cidadãos das mais diversas origens.

"Cartas de Iwo Jima" está mais para um filme americano do que japonês, aliás, brilhantemente dirigido por Clint Eastwood, digo que é um filme americano, pois as ações de alguns militares japoneses não condizem com os relatos que eu li a respeito da conduta dos japoneses durante a Segunda Grande Guerra.

Como a derrota japonesa na Batalha de Iwo Jima era iminente, devido a uma série de problemas, como falta de munição, mantimento e água, é de se estranhar que o General Kuribayashi pedisse aos homens do Monte Suribachi que fugissem, morrer pelo imperador era uma honra, uma vez que o mesmo era considerado um deus.

Não há cenas de batalhas como em "A Conquista da Honra", aliás, algumas cenas parecem ter sido reaproveitadas do mesmo, mas de um ângulo diferente, por exemplo, a cena em que os navios norte-americanos se dirigem à ilha. O que salva mesmo são as atuações do elenco, gostei muito da interpretação de Shido Nakamura como Tenente Ito.

Uma curiosidade tola, para quem não sabe o que é kasutera, se não me engano apareceu em uma fala de Saigo, nada mais é que "Pão-de-ló", kasutera é castella em romaji. Romaji é a escrita ocidentalizada de como se pronuncia algo em japonês.

Nota: 90%

Nenhum comentário:

Postar um comentário