segunda-feira, 22 de março de 2010

Jigoku

Jigoku (Jigoku, Japão, 1960)
Duração: Aproximadamente 101 minutos
Gênero: Terror
Diretor: Nobuo Nakagawa
Roteirista: Nobuo Nakagawa, Ichiro Miyagawa
Elenco: Shigeru Amachi, Utako Mitsuya, Yoichi Numata, Hiroshi Hayashi, Jun Otomo, Akiko Yamashita, Kiyoko Tsuji, Fumiko Miyata, Torahiko Nakamura, Kimie Tokudaiji, Akiko Ono, Tomohiko Ohtani, Koichi Miya, Sakutaro Yamakawa, Rei Ishikawa

Como é?

Shiro Shimizu (Shigeru Amachi) é um estudante de teologia e não se sabe por que cargas d'água, tudo na sua vida começa a ruir de uma hora para outra, a começar pela perda da amada Yukiko (Utako Mitsuya) em um trágico acidente de carro, depois Shiro se envolve na morte de um Yakuza e por fim é alvo de vingança da família do falecido Yakuza.

E?

Para completar a merda toda, Tamura (Yoichi Numata), não larga do pé de Shiro e de alguma forma, ele se torna um personagem onipresente no filme, sabe de podres de alguns personagens e está diretamente ligado à maioria das merdas na vida de Shiro. É presumível que Tamura seja a reencarnação de algum demônio, mas isto não é algo muito claro no filme.

Desgraça pouca em vida não é? Então por que não sofrer mais um pouco no inferno (jigoku)? Mas não o inferno cristão com o diabo vermelho de tridente, rabinho e cheiro de enxofre com seu vasto caldeirão, mas sim o inferno japonês, com os oito portões, Emma-O e uma quantidade infernal (desculpe o trocadilho) de demônios.

Dependendo dos seus crimes em vida, a pessoa pode passar por um ou mais portões, depende do julgamento de Emma-O. Este filme é um longa de terror moralista, Nakagawa san mostra que os crimes cometidos em vida não acaba na morte, mas acaba-se tendo uma vida pós-morte, possivelmente eterna, sob torturas no inferno.

Vale a pena?

Um filme de 1960, com cenas gore (tripas de fora), insinuações sexuais, tortura e uma puta visão do inferno? "Jigoku" é bom pra caralho. Há outras duas refilmagens, uma de 1979, por Kumashiro Tatsumi e outra de 1999, por Ishii Teruo, diretor falecido em 2005.

Nota: 80%

Nenhum comentário:

Postar um comentário