domingo, 25 de abril de 2010

A Estrada

A Estrada (The Road, EUA, 2009)
Duração: Aproximadamente 111 minutos
Gênero: Suspense, Drama, Aventura
Diretor: John Hillcoat
Roteirista: Joe Penhall, Cormac McCarthy (livro)
Elenco: Viggo Mortensen, Kodi Smit-McPhee, Robert Duvall, Guy Pearce, Molly Parker, Michael Kenneth Williams, Garret Dillahunt, Charlize Theron, Bob Jennings, Agnes Herrmann, Buddy Sosthand, Kirk Brown, Jack Erdie, David August Lindauer, Gina Preciado

Como é?

Pai (Viggo Mortensen) e filho (Kodi Smit-McPhee) sobrevivem com a falta de comida em um mundo pós-apocalíptico, fugindo de canibais e queimadas, protegendo-se contra terremotos, frio e chuvas, tendo apenas uma coisa em mente, ir para o Sul.

E?

Baseado no livro de Cormac McCarthy, "A Estrada" é triste e melancólico, eu particularmente segurei o choro, pois a relação de pai e filho é bastante forte, enquanto o pai, sendo bastante racional, o filho é muito emotivo, o curioso é que o elo entre os dois é representado por uma arma.

Ao contrário de outros filmes de mesmo tema, como "Mad Max 2" e "O Livro de Eli", "A Estrada" é monótono e absurdamente tenso, os cenários são todos em tons de cinza, conforme há a passagem do tempo, os próprios atores se confundem com o cenário, contrastando com os flashbacks de Viggo Mortensen que são em sua maioria super coloridos.

Atenção senhoras fãs de Viggo Mortensen, assim como em "Senhores do Crime", Mortensen faz cenas de nudez, mas acredito que a mulherada fique desapontada, pois o ator está tremendamente magro e barbudo. Aliás, puta interpretação Viggo Mortensen faz neste filme, cada vez que assisto a um novo filme seu, ele se supera.

Outro detalhe curioso é que os personagens não possuem nomes, pai, filho, velho (Robert Duvall), veterano (Guy Pearce) entre outros, dá a impressão que a situação das pessoas naquele ambiente poderia ser em qualquer lugar do mundo. A trilha sonora de Nick Cave e Warren Ellis é simplesmente fantástica, se eu colecionasse OSTs com certeza este seria obrigatório.

Vale a pena?

É um filme chocante, há uma cena que me fez pensar em como seria uma versão real da família de Leatherface. Penso eu, em termos de emoção é tudo levado ao extremo, a tensão, o tédio, o pavor entre outras. Para mim é um filme que vale a pena, acabou do jeito que eu gosto. Confesso-lhes que estou muito curioso para ler o livro.

Nota: 95%

Gatas que valem um jóia com o dedão do pé


Charlize Theron


Molly Parker

Nenhum comentário:

Postar um comentário