sábado, 17 de julho de 2010

Ghost in the Shell

Editora: Dark Horse Comics
Roteiro: Masamune Shirow
Arte: Masamune Shirow
Arte Final: Masamune Shirow
Cores: Masamune Shirow
Letras originais: Masamune Shirow
Capas: Masamune Shirow
Tradução: Frederik Schodt, Toren Smith
Letras: Tom Orzechowski, Susie Lee
Edição: Peet Janes, Greg Vest, Marilee Hord
Preço: US$ 24.95, Canada $ 34.95
Lançamento: 1995

Como é?

"Ghost in the Shell" (GITS) é um mangá policial com influências cyberpunks. GITS narra as ações dos agentes de uma divisão policial, ou mais precisamente Comissão Nacional Japonesa de Segurança Pública, chamada seção 9, destacando-se a Major Motoko Kusanagi, em um Japão futurista, 2029 para ser mais exato.

E?

Esta compilação da Dark Horse Comics reúne as oito edições do primeiro arco de histórias, a princípio as histórias parecem ser desconexas, mas nas últimas histórias o enredo basicamente se concentra na caça de um cyber criminoso conhecido como Puppeteer (titeriteiro) cujo poder é invadir e controlar mentes humanas.

Se a história é muito boa, a arte de Masamune Shirow é melhor ainda, para não dizer impressionante, tanto arquitetura de prédios e paisagens quanto os desenhos de personagens, a colorização que ele utiliza é de extremo bom gosto, sempre dando destaque aos personagens femininos, mas o que realmente eu acho ótimo são as artes de veículos, máquinas e circuitos, com um infindável número de detalhes.

São tantos estes detalhes que Masamune Shirow procura explicar tudo, ou quase tudo, nesta edição que tenho em mãos. São aproximadamente 10 páginas recheadas de notas do autor, além de pequenas notas colocadas entre os quadrinhos. Mesmo sendo um mangá publicado no fim dos anos 80, tudo no mangá continua moderno.

Vale a pena?

Eu gostaria muito, mas muito mesmo que GITS fosse publicado em português, obra-prima, se o longa metragem baseado no mangá foi lançado por aqui há alguns anos porque não o mangá?

Não sei se venderia bem, pois é um mangá para leitores mais velhos, mas o nosso mercado carece de obras de Masamune Shirow. Se forem publicar, rezo para que peguem a versão japonesa, com as onomatopéias originais, a ordem de leitura original e as páginas hentai, sim, como é de conhecimento de todos os fãs de mangás, é comum as páginas de sexo serem limadas da edição norte-americana.

Nota: 99%

Seguem algumas cenas cortadas da edição norte-americana e vejam se o mangá merece ou não ser publicado por aqui?




Páginas que deveriam constar na edição compilada, entre as páginas 56 e 57.

Um comentário:

  1. Eu fiquei aniamdo achando que tinha saido por aqui..
    Sou bem fã da série Stand Alone Complex. Quandos e fala em anos 90, sempre se cita matrix, em filosofia, cinema, etc.. GIT é obrigatório..

    ResponderExcluir