segunda-feira, 11 de outubro de 2010

God of War III

God of War III, 2010 (EUA, Europa e Austrália)
Gênero: Hack and Slash
Plataforma: Playstation 3
Plataforma apreciada: Playstation 3
Mídia: Blu-ray (PS3)
Desenvolvimento: SCE Studios Santa Monica
Distribuição: Sony Computer Entertainment
Como é?

Fechando a saga de Kratos, em God of War III, o guerreiro espartano dá continuidade em sua vingança contra Zeus. A aventura começa exatamente onde God of War II terminou, com Kratos e os Titãs escalando o Monte Olimpo. Agora, os próprios deuses resolvem agir contra a ensandecida empreitada de Kratos.

E?

Em God of War III, temos um jogo graficamente impecável, acredito que junto com Metal Gear Solid 4, sejam os dois jogos que apresentaram os melhores gráficos do aparelho da Sony. Se o detalhamento de God of War II era impressionante, em God of War III chega a níveis absurdamente fantásticos.

As músicas estão boas, melhores que as músicas de God of War II, casam perfeitamente com o clima do jogo, gostei especialmente da música Melody of Pandora, agora, em relação aos efeitos sonoros, o barulho que é executado toda vez que a Nemean Cestus é acionada é bastante irritante, foi um fato que contribuiu bastante por eu usar o mínimo possível esta arma.

Aliás, tive que aguentar por algumas boas cinco horas o barulho irritante da Nemean Cestus, aqui vai um spoiler, pois, acredito eu que seja a arma correta para se enfrentar Skorpius, a escorpião gigante, pois bem, no nível chaos (very hard), cheguei com tão pouca energia que basicamente era um golpe que eu levava e eu morria, seja golpe de Skorpius ou dos escorpiões menores.

Então, este foi um fato que contribuiu bastante para eu não gostar desta arma. Em relação a jogabilidade, o comando para trocar armas rapidamente (L1 + X) é inútil, ele atrapalhou-me bastante durante o jogo, principalmente na luta contra o Skorpius.

Há o uso específico para todas as armas em diversas situações específicas, sejam elas principais ou secundárias, por falar em armas secundárias, elas possuem um importante papel no jogo, pelo menos para mim, principalmente a Bow of Apollo, pois, seu poder de ataque é bastante eficiente contra fortes inimigos.

Há falhas da continuidade de God of War II para o III, a ausência de algumas magias, armas e da Rage of the Titans. Nesta versão Kratos ganha a Rage of Sparta, apenas neste modo Kratos consegue atacar os inimigos utilizando a Blade of Olympus. A falta de controle neste ataque é algo que torna o golpe não muito eficiente.

A luta mais legal do jogo, em minha opinião, foi contra Hades, ali sim uma batalha memorável contra um deus do Olimpo, ao contrário da luta de Kratos com outros deuses, no geral, estes se mostraram muito fracos em relação à Kratos, a maneira humilhante como muitos deles morrem, torna muito poderosa a figura do guerreiro espartano.

Cego em sua sangrenta vingança, Kratos elimina sem dó os seus inimigos, aliado a um excessivo uso da violência, uma coisa é você eliminar monstros, outra é torturar de maneira sádica os deuses, no jogo, são praticamente homens com poderes, Kratos não tem dó nem piedade, eu particularmente não gostei de algumas mortes por achar de extremo mau gosto.

Uma coisa muito boa que há em God of War III é o fato de não precisar proteger ninguém, alivia um pouco no desafio, pois, ao contrário das outras versões, a dificuldade aqui se encontra mais balanceada, tanto no modo titan (hard) como no chaos, apenas uma passagem realmente traumática no chaos já relatada acima.

No geral o jogo tem duração média de 12 horas, levei aproximadamente este tempo para finalizar no nível titan, algumas horas a mais no chaos. Os puzzles deste jogo são muito bons, em termos de criatividade superam os puzzles de God of War I e II, um em especial é realmente fantástico, o quebra cabeça no jardim de Hera.

O Challenge of Olympus é mais fácil que os challenges das versões anteriores, há challenges adicionais que podem ser baixados, mas não os acrescentei. Eu não ligo para troféus, meu negócio é terminar em todos os níveis de dificuldade, mas resolvi platinar o jogo, até o momento, o único jogo de Playstation 3.

Vale a pena?

Dentre os três God of War, o primeiro é disparado o meu preferido, pela novidade e divisor de águas, este terceiro título me agradou bastante, tirando as cenas de sadismo praticadas por Kratos. Infelizmente não é um título que venha a acrescentar algo no gênero, pois é basicamente um mais do mesmo. Provavelmente é o último jogo de Kratos, pois acredito que God of War será bastante utilizado em títulos spin-offs.

Nota: 85%

Um comentário:

  1. achei ele o mais fácil dos 3, gostei do lance das magias, que variam de acordo com a arma que esta acionada, e achei bem mais prático a troca de armas com o direcional digital.., só acho que prometeram muito CAOS e não vi isso tudo , a luta com Zeus foi bem mais ou menos ( no GoW 2 é bem melhor..)e o "sumiço" de alguns titans logo no começo me decepcionou um pouco..,mas é bem divertido, me vejo terminando ele mais algumas vezes...

    ResponderExcluir