sábado, 16 de outubro de 2010

O Lutador

O Lutador (The Wrestler, EUA, 2008)
Duração: Aproximadamente 109 minutos
Gênero: Ação, Drama
Diretor: Darren Aronofsky
Roteirista: Robert D. Siegel
Elenco: Mickey Rourke, Marisa Tomei, Evan Rachel Wood, Mark Margolis, Todd Barry, Wass Stevens, Judah Friedlander, Ernest Miller, Dylan Keith Summers, Tommy Farra, Mike Miller, Marcia Jean Kurtz, John D'Leo, Ajay Naidu, Gregg Bello
Como é?

Randy "The Ram" Robinson (Mickey Rourke) é um lutador de luta livre, outrora muito famoso durante os anos 80, 20 anos depois se encontra com diversos problemas, entre eles financeiros, de saúde e familiares. Para se manter, alia a profissão de lutador com outros pequenos serviços, porém, o futuro lhe reserva a chance de corrigir os erros cometidos no passado.

E?

Em O Lutador, há um interessante paralelo entre a vida do personagem Randy e do ator Mickey Rourke, ambos tiveram um período de vacas gordas e depois um longo período de vacas magras. Mickey Rourke se entrega de corpo e alma ao personagem lutador, uma grande atuação, mas que infelizmente não lhe rendeu um merecido Oscar.

Outra grande atuação é a de Marisa Tomei no papel da stripper Cassidy, então com pouco mais de quarenta anos, apresentou-se em excelente forma física, mas não que sua atuação resumisse apenas a rebolar e mostrar seus peitos. A atuação rendeu à atriz a chance de ganhar um segundo Oscar, o primeiro Oscar foi de melhor atriz coadjuvante em Meu Primo Vinny, mas não levou.

Se a relação entre "The Ram" e Cassidy não deslancha, a relação entre pai e filha é muito pior. Pai ausente, praticamente viveu boa parte de sua vida afastado da filha, Stephanie (Evan Rachel Wood). Randy tenta aos poucos, com a filha já crescida, fazer uma reaproximação e reconquistar sua confiança.

Imagine uma linha reta para representar a vida do problemático Randy, em um ponto na extremidade da linha há a família, no outro ponto extremo há a luta livre e entre os pontos extremos há um ponto solto que representa Randy. Ele fica oscilando ora para um lado e ora para outro.

Uma característica crucial em O Lutador, é o fato de remeter constantemente aos anos 80, dizendo que a época era muito mais divertida, seja através da excelente trilha sonora ou em pequenos detalhes nas cenas. O próprio "The Ram" é um personagem que está preso ao passado, por exemplo há uma cena do filme em que Randy está com um amiguinho, uma criança do bairro, jogando um fictício The Wrestler em um NES.

Vale a pena?

Há três motivos para você assistir a este filme, o primeiro é se você é fã do saudoso Telecatch, WWE ou qualquer outro tipo de luta encenada, as lutas são maravilhosas. O segundo motivo é se você viveu nos anos 80 ou se interessa pelo período. O terceiro motivo é se você gosta de dramas familiares com profundidade, personagens tridimensionais, não há como não se emocionar com a história de Randy "The Ram" Robinson.

Nota: 100%

Gatas que valem um jóia com o dedão do pé

Marisa Tomei

Evan Rachel Wood

Andrea Langi

Erika Smith

Anna Karin Eskilsson

Nenhum comentário:

Postar um comentário