sábado, 1 de janeiro de 2011

Ginga Fukei Densetsu Sapphire

Ginga Fukei Densetsu Sapphire, 1995 (Japão)
Gênero: Shoot 'em up vertical
Plataforma desenvolvida: PC Engine CD
Plataforma apreciada: PC Engine Duo RX
Mídia: CD-ROM
Desenvolvimento: Hudson Soft
Publicadora: Hudson Soft
Número de fases: 5 fases
Número de jogadores: até 2 simultaneamente
Vidas Extras (Extend): 10.000, 20.000 pontos
Pontuação: 690.810 pontos

História do jogo:

西暦2092年―――。人類は新たな時代を迎えていた。積年の夢であった反重力物質「ネメシス」の発見により、輸送・交通・建築など、あらゆる分野が想像をはるかに超える飛躍を遂げたのだ。それだけではない。「ネメシス」が大類大きく変えた最大の要因は、特殊な使用法によって可能となった詩間渡航「タイム・トラベル」の実現である。

政府はただちに一盤による「ネメシス」の特殊使用を禁じ、「時間渡航禁止法案」を定めた。が、非合法での渡航犯罪は増える一方であり、ついに政府は、「対時間渡航犯罪捜査局」を創設するに至った。そして、「対時間渡航犯罪捜査局」に配属された4人の美少女たちと、極めて巧妙な時空犯罪テロリストとの熱い闘いがはじまった。

Se vocês não entenderam o que está escrito em cima, segue um resumo.

Em 2092, a raça humana vive uma nova era, uma matéria chamada "Nêmesis" foi descoberta e com ela a possibilidade de viajar no tempo. Para inibir o uso do "Nêmesis", o Governo cria a "Lei que Proíbe a Viagem no Tempo", mesmo assim, o índice de crimes relacionados a viagens no tempo acontecem, então o Governo cria o "Departamento de Investigação Criminal para Viagens no Tempo", uma equipe composta de quatro garotas que combate o terrorismo.

Sapphire é um jogo caríssimo, razão pela qual se deve unicamente ao fato de ser um dos mais raros do PC Engine, pois, segundo o Moacyr PC Engine Fan, o game foi lançado no final da vida do aparelho com pouquíssimas cópias. Para quem tem PSP, o jogo saiu na coletânea PC Engine Best - Ginga Ojousama Densetsu Collection.


Deixei olho, vendi um rim, meio pulmão...

Para poder jogar Sapphire, você precisa de um HuCard chamado Arcade Card Pro ou um Arcade Card Duo, isso dependerá do seu aparelho.


Arcade Card Pro.

No jogo, você pode escolher entre quatro naves com características distintas uma das outras.




Naves e pilotas.

Eu optei por jogar com a nave Peregrine da personagem Charotte Syphon pelo fato de possuir a melhor velocidade e ataque, aliás, a melhor arma dela é o laser, o Power Up azul.

O jogo em si é um shoot 'em up bem genérico, possui bons gráficos, mas nada excepcional, assim como músicas e efeitos. O desafio é mediano, com algum treino e administração de bombas, é possível fazer 1CC tranquilamente.

Sistema de pontuação:

Para pontuar o esquema é matar tudo o que aparece pela frente, há um sistema de combo que consiste em você matar o maior número de inimigos com apenas um ataque, para isso você precisa carregar seu tiro, que é simplesmente não atirar, e ao disparar uma vez, as duas orbitais que ficam na lateral de sua nave são liberadas e atacará o maior número de inimigos.

Terminar o jogo sem morrer fornece um belo bônus por vida, 50.000 pontos e bombas sobrando dão 10.000 pontos cada uma.

Se você sentir alguma dificuldade, recomendo a você assistir o replay do PlasmaBlooD clicando aqui.



Minha modesta pontuação.

Pontos Positivos:

+ A alegria de ter um original na sua coleção.

Pontos Negativos:

- O preço.

Nota: 50%

2 comentários:

  1. Belo jogo amigo, meu sonho de consumo, comprei a versão do PSP para matar a vontade, mas não gosto de jogar em portáteis ... Abraço e gostei da abordagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário amigo. A versão de PSP ainda não joguei.

      Excluir