sexta-feira, 25 de março de 2011

Filmes que Andei Assistindo #12

Necronomicon: O Livro Proibido dos Mortos (Necronomicon, França / EUA, 1993) - Apesar dos efeitos especiais não serem primorosos, este filme possui seu charme, em especial no que tange a boas histórias, uma vez que são baseadas em contos de H. P. Lovecraft. Os três segmentos que compõem o filme, quatro se levarmos em conta a fictícia aventura do personagem H. P. Lovecraft, são bons, em especial o primeiro dirigido por Christophe Gans (O Pacto dos Lobos e Terror em Silent Hill) e o terceiro dirigido por Brian Yuzna (A Noiva do Re-Animator) que é bem gore.

Sinopse: Nos anos 30, H. P. Lovecraft busca inspiração no Necronomicon para escrever suas histórias.
Nota: 85%

Atração Perigosa (The Town, EUA, 2010) - O filme remete a dois filmes, Caçadores de Emoção e Fogo contra Fogo, mas apesar de ser um bom filme, o resultado não é tão bom quanto os citados. Atração Perigosa possui qualidades que o tornam bastante curioso, pois no elenco encontramos diversos figurantes que já tiveram passagem por crimes que contribuíram para fazer a má fama de Charlestown, um bairro de Boston. O filme é bastante convincente, principalmente nas cenas dos assaltos. Infelizmente como meu inglês é precário, soou indiferente o sotaque dos moradores de Boston. Ben Affleck atua, dirige e também contribui com o roteiro, então ele se sente no direito de contracenar mais intimamente com as atrizes Rebecca Hall e Blake Lively. A atuação de Pete Postlethwaite, falecido em 2 de janeiro deste ano, poderia ter sido passável, mas em uma importante cena do filme, o ator mostra seu grande talento.

Sinopse: Doug MacRay (Ben Affleck) é líder de um grupo de ladrões que deseja largar a vida de crime, mas se vê forçado a adiar sua aposentadoria mediante alguns problemas.
Nota: 85%

A Rainha (The Queen, 2006) - Um filme biográfico tedioso e arrastado, a atuação de Helen Mirren como A Rainha Elizabeth II do Reino Unido é impecável, mas a trama é extremamente tortuosa querendo mostrar um lado humano de Sua Majestade, porém ela se mostra tão sensível quanto a mão de um pedreiro. Poderíamos analisar as circunstâncias que a levaram a ter um caráter extremamente racional como monarca e chefe de Estado do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte entre outras regiões, mas acredito não ter material suficiente para traçar o perfil de Sua Majestade através de um filme e também este blog não é o lugar mais apropriado para este tipo de matéria.

Sinopse: Com a morte da princesa Diana, o mundo e em especial o povo britânico se encontram em profunda tristeza. O então recém-eleito Primeiro-Ministro, Tony Blair (Michael Sheen), tenta conversar Sua Majestade, A Rainha Elizabeth II, a fazer um pronunciamento aos seus súditos.
Nota: 50%

Taxi Driver (Taxi Driver, 1976) - Uma direção primorosa de Martin Scorcese, com brilhante roteiro de Paul Schrader e um elenco de tirar o chapéu, em especial Roberto de Niro interpretando o amalucado Travis Bickle. A ambientação sórdida e decadente de uma cidade infestada de pessoas da pior estirpe é totalmente condizente com algumas regiões de nossas cidades tornando esta película uma obra-prima bastante atual. Com tal cenário não é difícil prever que alguns homens surtam e tentem impor uma palavra de ordem através de ações nada ortodoxas. Uma crítica social onde o protesto se faz não por meio de palavras, mas em práticas concretas.

Sinopse: Travis Bickle é um taxista atormentado que tem na garota de programa, Iris (Jodie Foster), seu projeto de vida, tira-la da prostituição e assim ter sua redenção.
Nota: 100%

Sucker Punch - Mundo Surreal (Sucker Punch, EUA / Canadá, 2011) - Delirante viagem excessivamente moralista, recheado de garotas em trajes ousados que favorecem deliciosamente suas curvaturas em período incerto, possivelmente a década de 50. Visualmente deslumbrante, um misto de O Labirinto do Fauno e Capitão Sky e o Mundo de Amanhã, infelizmente começa a perder o fôlego no decorrer do filme, culpa do roteiro irregular que reservou as boas surpresas para os primeiros dois terços do longa. Assistir a Sucker Punch - Mundo Surreal é ter a experiência em live action de alguns daqueles animes com personagens magrelas de forte apelo sexual e com tanta força quanto qualquer Mr. Olympia.

Sinopse: Baby Doll (Emily Browning) é internada em um hospital psiquiátrico por seu pai (Gerard Plunkett) após um grave acidente.
Nota: 60%

Um comentário:

  1. Olha só que coincidência, comprei esse Necronomicon de um colega e devo vê-lo em breve!
    Taxi Driver é, na minha opinião, o melhor de Scorsese e um dos melhores do De Niro. E eu provavelmente verei Sucker Punch esse semana, se conseguir encaixar um horário em meio aos estudos....

    ResponderExcluir