domingo, 3 de julho de 2011

Super Stardust HD

Super Stardust HD, 2007
Gênero: Shoot'em Up Arena
Plataforma desenvolvida: Playstation 3
Plataforma apreciada: Playstation 3
Mídia: Digital
Desenvolvedora: Housemarque
Publicadora: Sony Computer Entertainment
Número de fases: 5 fases loopáveis
Número de jogadores: 1, possui modo cooperativo
Vidas Extras: Através de pontos e itens
Pontuação: 56.722.450 em 2-2, não lembro a subfase
Dificuldade Jogada: Normal
Nota: 75%

Como é?

O jogo não possui história, pelo menos foi o que averiguei, não procurei muito pela internet também se há algum enredo. Enfim, limite-se a atirar em tudo o que aparecer.


É nesta baita zona que tu vai jogar.

E?

Super Stardust HD é um jogo que é continuação, ou reboot, de um jogo que saíra para Amiga, aquele computador que eu nunca vi e nem verei, trata-se de um shoot'em up arena, o jogador controla uma nave em uma espécie de esfera e ali fica atirando em todas as direções, em uma perspectiva bastante interessante pelo fato do horizonte ser curvilíneo.

Com o analógico esquerdo você movimenta a nave, com o analógico direito você direciona o tiro para onde quer atirar, com o botão L1 e R1 você seleciona a arma e o L2 você aciona o boost (super velocidade) e o R2 tu aciona a bomba.

Falando um pouco das armas, são três tipos de tiros que você possui, cada arma pode causar danos maiores em determinados asteroides que aparecem no decorrer da tela. O poder de fogo aumenta ao pegar itens azul, verde e vermelho, cada qual fazendo um upgrade em seu respectivo ataque. Chegando a 100%, podendo a arma ficar mais poderosa momentaneamente ao pegar mais destes itens, itens estes que aparecem ao destruir alguns dos pedregulhos verdes.

O boost pode ser utilizado como ataque, mas é mais útil como fuga ao ser encurralado por pedregulhos ou inimigos, sim, além das pedras aparecem adversários. O boost pode ser usado toda vez que ele estiver carregado, um medidor na tela indica quando ele está apto a ser utilizado.

A bomba é um recurso utilizado em casos de desespero, onde tiro ou boost não surtem efeito em meio à tamanha confusão armada para cima de sua pessoa. Em quase todo início de tela, uma nave carregando duas espécies de barris carrega em seus conteúdos, uma bomba cada, ou seja, só destruir os barris, ou a própria nave, e você conseguirá duas bombas extras.

Além de tiros, os asteroides verdes liberam vida extra, escudo e pontos, o escudo aguenta um dano, seja de tiro ou contato com algum inimigo, se você já estiver com um escudo e pegar outro item de escudo, um efeito parecido com o da bomba será causado. Alguns itens: tiros, vida extra e escudo, com o passar do tempo podem se tornar itens de pontos, então administra bem o seu tempo para que o item almejado não se torne meros pontos.

O jogo possui 5 fases, representadas por planetas, e cada uma delas possui 5 subfases, em cada última subfase você enfrenta um mestre, aliás, por falar em mestre, a variedade dos inimigos é bastante limitada, há os asteroides, algo parecido com minas, discos rodopiantes, canhões, minhocas e algumas outras porcarias.

Graficamente o jogo é bonito, devido à limitação de estágios e inimigos, Super Stardust HD utiliza de maneira bastante eficaz os recursos do console da Sony. O som é bom, as músicas se não chegam a ser aquela baita empolgação também não deixam a peteca cair na hora do arranca rabo estelar. A jogabilidade é excelente, assim como todo jogo de nave deve ser.

Falando um pouco da pontuação, o jogo consiste em três coisas, atire em tudo o que aparecer na tela, destrua tudo no menor tempo possível para que você consiga uma considerável bonificação extra ao final de cada subfase e não morra. Por que não morrer? Simplesmente pelo fato de você ter um multiplicador que eu não sei como cargas d'água ele é acrescido podendo chegar até a mais de 8X, acredito que chegue a 9X, e se você morrer o multiplicador volta a 1.


Trailer

Vale a pena?

O jogo é viciante, já havia jogado outrora a versão de PSP, esta versão é um pouco diferente da versão do portátil. Em se tratando da biblioteca limitada do PS3, este é um bom jogo, mas depois de algumas partidas acaba se tornando enjoativo, não pelo fato dele ser chato, mas sim por ele ser longo, ademais, eu acho que vale a pena sim.

Não baixei nenhum DLC (downloadable content), não sei o quanto mais interessante o jogo poderia ficar, na verdade, vontade alguma tenho de voltar a este jogo, então ficará sem DLC algum.


O jogo é HD, mas a tevê é de tubo.

Um comentário:

  1. Hahaha
    Meu irmão está viciado nesse troço, sempre que vem aqui em casa joga sem parar.
    Vou dar uma chance a ele mais tarde, realmente os gráficos são bem bonitos. Principalmente numa LCD mestre. LCD.
    Eu disse LCD?
    Sim, LCD.
    É, é isso mesmo, mestre Jorge. LCD.
    Saia do tubo. Vá para a luz!!
    ;)

    ResponderExcluir